Procurar pode, achar é outra história...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Arte e educação

Mais um texto sobre arte

Arte e educação

    "Não acredito que a arte e a educação sejam separáveis" - Berthold Friedrich Brecht

   Eu infelizmente acredito, pois eu não vejo a arte com um meio político, didático ou o que for, as pessoas podem a levar a qualquer desses patamares, pela sua liberdade de escolha, mas ela é muito maior que mero didatismo, que mera politicagem, ela é a porta para a alma do artista, para a vida, quando um artista escreve, pinta, representa, para mim ele não tem que me ensinar a viver, me mostrar o que é certo, pois para mim isso é limitar a arte.
    A arte, digo para mim, é um local de liberdade, onde artistas verdadeiros, fazem aquilo que realmente lhe inspiram vida, fazem aquilo que vivem, representam o seu mundo, as coisas a sua volta e suas idealizações, seja elas útopicas, distópicas, ou o que for, o que interessa é ser efetivo para quem a faz!
     Pois com essa frase, Berthold Brecht, para mim passa hipocrisia, desculpe sei que as pessoas não gostam que falamos de consagrados, pois dizem tanto que somos todos iguais, mas uns iguais são mais iguais que o outro e dependendo pelo que dizem lutar, são blindados pelo povo estudado e sábio de suas mazelas e hipocrisias, pois querendo ou não, ninguém é perfeito, e somos míseros. Quando Brecht diz que não acredita que a arte seja separada da educação, eu fico com um pé atrás, pois é comunista e, querendo ou não, o fato é que comunistas escondem sua história, leiam "Serial Killers Anatomia do mal" onde se tem uma passagem clara, que a china comunista não divulga seus assassinos seriais, pois isso é coisa de país capitalista e egoísta, escondem suas mazelas, como no caso de Cuba, que graças ao Michael Moore americano, vivente em um país capitalista, glamorizou fazendo um documentário sobre a saúde cubana, que não passa de um embuste, pois na verdade os pobres estão nivelados por baixo e Fidel sentado no ouro, escondendo assim as mazelas, outro fato é que o brasil, manda nosso dinheiro para manter e sustentar Cuba, em sua rede de hotéis, aeroportos e aqui em caos, segue um  video do youtube para os informados de plantão:



     A hipocrisia da frase é que comunistas lindos e maravilhosos, criticam tanto o cristianismo, mas será que esqueceram que quando os cristão usavam da arte, também era no intuito de "educação", mas no caso dos cristã podemos dizer que eles manipulavam, pois eles são cristãs inquisidores e malditos, ora que lindo né, acuse uns do que nós mesmos fazemos, a arte junto da educação, elimina a  tal da liberdade, pois educação eu dou aula, ao menos ao meu ver é instrução, é técnica, é objetiva, prática, e arte ao meu ver é subjetiva, sentimento, reflexão, não objeto didático, não documento oficial, mas reflexão pessoal do mundo á sua volta, claro que aprendemos muito sobre cada tempo observando suas obras de arte, porém aprendemos o quanto tudo é diverso, pois cada um é um, diferente, quando o único norte da arte é a educação, sinto muito ela deixou de ser arte e se tornou um objeto iluminado, prático e objetivo, que não abre caminhos para a reflexão, mas para a manipulação ao meu interesse, logo eu como artista me torno o que mais abomino um ditador do que é certo e errado e não um agente, sem preconceitos, da reflexão e da vida!
      Não digo que vocês artistas não possam falar de suas crenças, ideologias ou o que for, podem, são livres para isso, mas cuidado, certas afirmações limitam a arte como um todo e gera um mero conceito prático e objetivo a ser seguido matando a coisa mais livre do mundo, a transformando apenas é material didático e político, tornando ela material de manipulação de massas ao prol de um ditador com boa intenção. Bom, eu só tenho a agradecer aos comunistas, assassinos da arte!

Falta dizer

 E para os que acreditam que nesse país existe partidos de direita, segue o pequeno vídeo abaixo, e depois me digam quem manipula o que!


 Isso por estarmos em um país livre e democrático, mas que democracia podre é essa que só existe um lado da moeda. Que liberdade é essa se não existe direito a escolha? Uma bela ilusão!

   Esse texto é um presente para a esquerda oprimida, feliz 2014

Texto de Vinicius Diniz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário