Procurar pode, achar é outra história...

domingo, 17 de novembro de 2013

O senso crítico

  O senso crítico

   Escutamos, escuto, do mundo, da população, de todos os mesmos discursos maravilhosos que sinceramente me cansa, pois não leva a nada, só me mostra o quanto são hipócritas.
   Todos dizem que é importante ter senso crítico, liberdade de expressão e o diabo a quatro, porém o que venho percebendo é o monopólio do senso crítico, só se pode ter senso crítico, se esse senso crítico for contra um lado da moeda, só se pode ter liberdade de expressão, quando ela é a favor de um grupo autoritária e sinceramente isso não é ter senso crítico.
    Senso crítico e liberdade de expressão são poder falar aquilo que lhe pensa sem represálias, porém isso não ocorre no brasil, pois brasileiros já criaram chavões, palavras chaves para a sabedoria a limitando simplesmente em um único ponto banal, estão todos amarrados e infelizes, pois todos querem se parecer inteligentes, sábios e coerentes, porém quando você quer ser uma coisa, quando você quer por alguma razão fazer parte de um grupo só por não se sentir sozinho, você está fadado a ser infeliz! Pois nada agrada a todos e o ser humano virá as costas por qualquer besteira!
   E senso crítico, não vem de palavras chaves, de regrinhas, vem da vivência, de vossa realidade, de sua capacidade de associar os seus estudos com a sua vida e assim dividir, vendo se presta ou se não presta para mim, porém hoje não estudamos para isso, estudamos para socializar e coletivizar tudo, até o cú! Para salvar o mundo não importa os seus problemas, a sua história, a sua luta, importa o tal do bem comum, o tal do social, porém o que isso gera de consequência, ora pois, a morte do senso crítico, pois você se vende ao um grupo, excluindo assim o que você observa em favor da agenda desse grupo, logo não importa se todos os outros estão caindo, que vagabundos estão sendo visto como heróis e mais valorizados, exemplo disso, hoje no concurso público que fiz o fiscal dizer para todos os que chegaram na hora:
   - Vamos esperar os outros que ainda não chegaram, para assim não prejudicar ninguém.
  Ora, prejudicar os que chegaram na hora pode irônico, por isso as pessoas estão ficando relaxadas, sem crescer, se conformando, pois ela sabe que já virou cultural, passar a mão na cabeça do vagabundo e salva-lo da merda em que ele mesmo se jogou! Por falta de sua responsabilidade individual, de responsabilidade consigo mesmo, pois se eu tenho uma turma imensa que se preocupa com a minha vida, para que eu vou lutar crescer por minhas pernas, eu sei que tem uma desculpa convincente se acaso eu roubar, eu sei que tem uma desculpa convincente se acaso eu matar, uma doença mental ou um problema social, eu sei que vão apontar o dedo para a vítima e eu vou ter minha proteção, pois a turma sábia, com seus chavões, trejeitos e palavras chaves, vão me defender até a morte, logo vale a pena ser vagabundo.
   Isso tudo foi criado pelo assassinato descarado da ética e do senso crítico, construindo uma era de especiais invejosos, glamorizações, pois é democratizar roubar o bem do outro pelo o coletivo, desrespeitando toda uma história de vida, de luta e batalha, pois já faz parte da memória afetiva que é bonito criticar o capitalismo, enquanto isso uma ditadura vai se construindo veladamente, como mostra os livros de Orwell, onde todos serão vigiados pela mão de um governante dotado de boas intenções, onde todos serão punidos de crime de opinião, onde a censura será forte, como já está sendo, mas veladamente, pois ela é feita pelo próprio povo, programado para isso (sinceramente eu não queria acreditar em “Manipulação” como não acreditava, mas eu vou observando e é cada dia mais impossível não acreditar realmente na manipulação), pois você pega as apostilas do governo para as escolas públicas é uma linha de pensamento, que é ensinada na faculdade, nos cursos avulsos, na própria mídia assim vai se criando uma hegemonização de pensamento e isso é ruim, pois quando se quebra a diversidade, se quebra a pesquisa, o avanço e todos começam  a ficar nivelados por baixo, enquanto um certo grupo, protegidos por discursos, martelo e foice, escudos vermelhos, vão ficando cada vez mais poderosos e cheios de luxo, porém quem pode abrir a boca contra isso, ninguém, pois a desinformação já fez seu trabalho, já enraizou a tragédia no sangue do brasileiro, pois como dizem por aí é impossível criticar o marxismo pois ele se torna uma cultura com o seus próprios preceitos morais e éticos, e como vivemos na maldita relativização do bem e do mal, arranjando desculpinhas para a falta de caráter alheio, para a fala de ética, não vemos o mal e as consequências que isso traz. E tudo isso vem da educação ou vocês acham que o governo e todos junto do governo dizem que educação deve ser pública, e controlada pelo estado, por bondade? Ou você acha que o governo criando leis contra palmadinhas, que claramente tira a autoridade dos pais de como eles pretendem educar seus filhos é por bondade? Claro que não, assim você elimina uma base e cria militantes para fortalecer o seu poder, para aumentar o seu poder, não é atoa que o Lenin diz:
   “Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. As crianças devem ser ensinadas a odiar seus pais se eles não são comunistas”.
   Não é por bondade que ele diz isso!  Por isso é tão importante a educação estar nas mãos do estado e não na família, na mãos dos pais, alias o que temos hoje em educação eu dou aula e vejo eu sei é um ensino de cultura, um ensino já planejado pelo o governo do que os seus filhos devem gostar, ser a favor e contra, não é um ensino de técnica, professores de português não ensinam mais gramática como se deve ensinar gramática, ensina variações linguísticas que diz claramente ao aluno, que a norma culto é um preconceito do opressor e que ele deve escrever como ele fala, pois devemos lutar contra tal preconceito da língua! Logo até na matéria técnica “Português” se tem uma doutrinação, uma tentativa de dividir o povo em classes antagônicas que brigam entre si, que não colaboram em nada e dão nas mão do governo toda a solução para problemas simples, como uma briga entre vizinhos, assim aumentando impostos, aumentando leis e mais leis, demagogas como já disse em outros textos, o sistema de cotas por exemplo, aumentando assim o poder do estado, que tanto dizem ser contra! Porém eles não percebem, pois olha como a educação está melhorando, agora eu leio Marx,  isso faz parte do currículo que progresso, não há progresso, pois você não pode escrever algo crítico a isso, pois já temos as palavras chaves, os trejeitos, eu já sei qual vai ser a reação de muitos ao ler esse texto e por isso eu o acho uma completa perda de tempo, mas mesmo assim escrevo, pois não quero que morra a liberdade de expressão e o senso crítico!

  Texto de Vinicius Diniz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário