Procurar pode, achar é outra história...

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escola-xo

História de Vinicius Diniz Rosa© - Escola-xo

 - Alô, quem fala. - Atende o telefone um jovem.
 - É da escola de seu filho, venha busca-lo, ele está passando mal. 
 - Ok, já estou indo.
 30 minutos depois.
 - Vim buscar meu filho.
 - Por favor, de qual série e turma ele é? - Diz a inspetora do colégio.
 - Ah, sei lá, deixa eu ligar para ele, para perguntar.
 - Ok...
 Mesmo colégio...
 - Diretora -diz a professora - esse moleque da quinta série está colocando a mão nas partes intimas das meninas na sala de aula.
 - E você traz ele aqui! Está louca, abafa o caso, o que os pais dele vão pensar!
 - Meu pai vai ter orgulho - diz o menino - Pode chamar, até vai me dar um presente se bobear!
  - Ok... - Diz a professora.
 Ainda no mesmo colégio...
 - Presta atenção na aula, eu estou cansada de pedir silêncio, já não sei mais o que fazer, passo algo diferente, não aceitam, tento trazer coisas que gostam da realidade de vocês, não dá, por favor, é o futuro...
  - Para de discurso retardado professora! Cala a boca aí e senta ali tá!
  - O que está pensando menina?!
  - Ah, fique quieta.
  Professora sai da sala, chama o inspetor.
  - Está vendo aquela aluna! Ela me desrespeito, quero que o diretor de uma convocação para ela e que ela converse com ele.
  - Certo...
  Algum tempo depois...
  Volta a aluna rindo.
   Professora:
   - OK...
  Ainda no colégio...
  - Chame o pai dessa peste agora!
  - Por que? - Pergunta o diretor.
  - Por ele ter roubado o celular do colega e o meu dinheiro.
  - Mas isso é muito grave, vai constranger os pais, não por favor, resolveremos de outra forma.
   - Não tem outra forma, chame o pai e a mãe dessa criança!
  25 minutos depois...
   - O que houve?! - Pergunta o pai aflito.
   - O professor irá explicar. 
   - Seu filho roubou meu dinheiro e o celular de um colega!
   - Mas como! - o Pai tenta puxar a orelha do filho, mas é impedido pelo diretor, que diz.
   - É por isso que essa sociedade não vai para a frente, olha quanta repressão, senhor não deve punir dessa maneira seu filho, ele não tem culpa de ter roubado nada!
    - Mas o que?! - Diz o pai e o professor.
    - Será que não veem que a culpa é dessa sociedade egoísta e desigual, ele quer ter um celular mas não pode, devida a falta de condições e oportunidades, meus senhores a culpa não é dele de roubar!
     - Diretor, tudo bem que meu filho estuda em colégio público, que eu moro no meu da favela, mas eu não crio bandido! Ele vai ser repreendido sim!
     - Então teremos que tomar uma providência mais severa com você, pois isso não é socioeducativo e nem pedagógico!
      - Mas... Ok...
      No mesmo colégio...
      Uma reunião.
      - Os alunos não tem culpa de serem mal educados, perigosos e bandidos, isso é culpa da sociedade que dividi, que obriga a trabalhar, que é egoísta e ainda me veem com papinho de meritocracia, isso tem que mudar.
        - Mas diretor, sem punição, sem poder dizer que está errado, é óbvio que eles vão se tornar delinquentes!
        - E o que sugeri, que cerceamos a liberdade alheia e que repreendemos, traumatizando e bloqueando a criatividade! O que acha que somos ditadores!
        - Mas diretor, não é isso que quero dizer! Só quero, tento, lhe dizer, que liberdade demanda responsabilidade!
        - Isso é tão reaça, será que não estuda meu caro, acho que tem de ler Paulo Freire, punir não é o caminho! Isso só traumatiza e não leva a nada!
        - Como?!
        - A função do educador é fazer com que os alunos se sintam acolhidos na sociedade cruel! Se o machucamos, como vamos atraí-los! Isso seria reproduzir erros do passado!
        - Reproduzir erros do passado?
        - Sim...
        - Ok...
        Notícias do mundo:
        "A demanda de emprego é grande, mas falta mão de obra qualificada"
        "Cresce o número de menores delinquentes"
        "Cresce o número de crianças e adolescentes esperando para dar a luz a outras crianças"
        E a culpa... É do sistema cruel e egoísta...

Fim...

História de Vinicius Diniz Rosa© - Escola-xo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário