Procurar pode, achar é outra história...

domingo, 10 de março de 2013

“Oz – Mágico e poderoso” – É um filme Poderoso!

Excelente filme, primoroso, com belo visual, e conteúdo,
coisa rara hoje em dia!
     Neste sábado, assisti ao filme “Oz – Mágico e Poderoso”, e sai da sala com um sorriso de ponta a ponta! Pois o filme é muito bonito, além de HUMANO! Sincero, não é apelativo, não tem a pretensão de mudar as pessoas, e sim dizer, como o fantástico livro “O mágico de Oz”, e o musical, dizia, que é: - Seja você, se ame, faça as coisas por você, você já “tem o que quer” (em aspas, pois isso é mais no sentido filosófico, de que você já tem coragem, amor, em fim), e nunca deixe de lutar por aquilo que acredita, mesmo que seja uma farsa aos olhos dos outros!
     Para começar o que é “O mágico de Oz” de Lyman Frank Baum, é uma história, onde, talvez estudiosos do “sonhos”, saibam explicar melhor, representa o quanto nossa cabeça cria coisas para nos oferecer soluções aos problemas da vida, por isso Dorothy, quando é atingida pelo furacão, e, por interpretação minha, não creditem tanto, entra em coma, ela vai para esse mundo, onde todos os seus problemas são representados, exemplo, a bruxa má, ser a mulher que quer sacrificar o Totó, sua boa tia a bruxa Glinda, em fim, um livro que mostra que os sonhos podem dizer muito sobre nós, Freud iria adorar!
    No caso nesse filme, os estúdios Disney, quis contar a história de como o mágico chegou naquele mundo, então posso entender que o mundo de Oz, na verdade é um tipo de vida pós morte, onde pessoas que estão para morrer, visitam, e as que morrem ficam, por isso em seu final, Oz não desperta, mostrando que diferente de Dorothy, ele morreu, claro que isso não posso dizer com tanta certeza, pois o filme terá uma continuação, e essas repostas viram com a continuação. 
       Agora falarei de uma personagem em especial, uma que me encanta em todas as versões que vi de Oz, a bruxa verde, má, nesse filme Theodora, os criadores dessa versão, são primorosos, pois fizeram dela ingênua, uma pessoa que confia de mais nas palavras dos outros, logo fácil de ser derrubada, ou domada, pois ela é tão pura, tão doce, que não acredita que no mundo há maldade, e isso foi sua maior fraqueza, confiar de mais nas palavras dos outros, isso foi sua ruína, por isso digo, pais, mães, responsáveis, levem seus filhos para assistirem esse filme, pois ele é poderoso, e realmente passa valores! Mostrem para eles a Theodora, e diga para eles, aprenderem a ter sempre uma desconfiança, para não acabarem se tornando monstros, pois é como o ditado popular:
    - A insegurança dá segurança!
     E isso está cravado na persona Theodora, pois ela é tão segura de que só há o bem, que as pessoas são honestas, que o mundo é utópico, que acaba ela se tornando a monstruosidade, a personagem dela, ficou forte em mim, por causa dessa mensagem, tenha sempre cautela.
     E mais uma coisa boa que o filme deixa claro, é a importância do “Egoísmo”, pois, se o mágico não fosse egocêntrico, ele não sairia para buscar a bruxa má, e se ele não fosse se tornar uma pessoa importante, grandiosa, um salvador, ele não teria salvado aquele povo da opressão da bruxa má, não teria, traduzindo, se ele fosse ter de fazer aquilo, sem ter interesse nenhum, só por bondade, ele não faria! Com isso o filme deixa claro uma mensagem, esquecida na modernidade, não adianta eu fazer uma coisa por um todo, se essa coisa me deixa mal comigo mesmo, pois eu convivo comigo 24 horas, se eu estiver mal comigo mesmo, por algo que eu fiz, mesmo que o mundo esteja sorrindo, eu vou querer me matar! E é graças a essa mensagem, a persona Theodora, e claro ao todo, que complementa toda essa mensagem, onde o macaco alado, complementa a mensagem, de que é importante pensar em si mesmo, pois ele só se torna amigo do mágico, por ele ter salvo sua vida, e o mágico só retribui a amizade a ele, por ele sempre estar ao seu lado, com a boneca de porcelana, que diz claramente ao mágico que ter compaixão, não é deixar de ser o que é, e que as vezes isso ajuda a conquistar o que você, individualmente falando quer, na bruxa Glinda, que mostra que o amor, também é um ato egoísta, pois não se pode amar a todos, isso seria banalidade. 
     Por fim, indico a vocês, que assistam “Oz, mágico e Poderoso” e que tire suas próprias conclusões, aconselho que leve as crianças, e que os adultos também assistam, pois a Disney, acertou, e acertou muito, fazendo essa obra, extremamente necessária para o século XXI! Walt Disney estaria orgulhoso, se estivesse vivo! E se emocionaria, com a parte da maçã, que para mim, é clara a homenagem ao clássico Branca de Neve e os sete anões, dirigido por ele.
     O filme tem outras mensagens, claro, tem outras filosofias mais para ensinar, para mostrar, e para refletirmos, mas se aqui, escrever, sei que não vão ler, pois o texto ficaria muito grande, e, qual seria a graça de falar de tudo, se divirtam vendo o filme.

Texto de Vinicius Diniz Rosa

Abaixo o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário