Procurar pode, achar é outra história...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ética...

O que é ser ético? É ser bom? É ser mal? É ser indiferente? É ser justo?
Não, ética, não é nada disso.
É simplesmente a situação que exige a ética.
Como assim? Muito simples... Exemplo:
Um professor, jamais pode dizer, que partido ele é a favor ou contra, qual sua religião, ou se não tem, em quem vai votar, ou que não, por que esse professor não pode, pois teoricamente falando, professores estudam para ensinar a refletir, a criar, a ler, a escrever, a usar a matemática, em resumo de toda a merda, professores são ensinados, e estudam, para criar cidadãos, não robôs programados a tal coisa, professores, são o que mostram que cada um tem um leque de oportunidades e escolhas, que vão ter de ser feitas, e que inevitavelmente, cada escolha eliminará um tipo de futuro, ou consequência que poderia ocorrer na vida do mesmo.
Porem o que eu vejo hoje, até em ensino superior, é um bando de professores que não tem ética, ensinando o que é ética. Logo, o que devia funcionar bem, virá um mar de hipocrisia...
Como, assim? - Deve-se perguntar.
É simples, é só observar os discursos:
- A escola hoje em dia, não ensina a pensar, a administração de tal partido, é ruim... - Disse um professor a uma classe.
Analisem essa frase, e percebam, que o professor, não explicou nada, só disse que o ensino é ruim, e continuo deixando o ensino ruim, direcionando o aluno a acreditar no que ele acredita.
A escola, o ensino superior brasileiro, ensina justificativas para o seu fracasso. Exemplo:
- A culpa é de Deus.
- A culpa é do sistema.
- A culpa é do Diabo.
E etc...
O ensino de hoje, e o pior, o ensino de universidades (não se se posso generalizar) resumi-se nisso:
1 – Falar-se mal do sistema.
2 – Enfatizar os males.
3 – Mostrar que você nunca vai conseguir.
4 – Mostrar os culpados de seu fracasso (isso eu chamo de arranjar culpado por sua falta de interesse e vontade).
5 – Só isso...
Ninguém de fato ensina a pensar, a refletir, a construir, todos são hipócritas e egoístas (não que ser egoísta seja ruim, isso quem define é você, se tiver autonomia para tal), todos lutam pelos próprios interesses. E justificam dizendo:
- É que meu conhecimento é popular.
- É que meu conhecimento é cientifico.
Empurram o problema para o outro, e se esquecem, que se tem um problema, para você o ter, você tem de existir, então você é parte do problema, então você é culpado por está na merda, não o sistema, não Deus, nem o Diabo, você é o culpado, e você ensina, e foi ensinado a arranjar desculpas.
 Acabou o texto e eu não expliquei o que acho ser ética, bem, quem sabe uma proxíma, tenham um bom dia, tarde e noite.

Texto de Vinicius Diniz Rosa


Um comentário: